Agronomia

O Curso

O objetivo do Curso de Agronomia da UNIDESC é o de formar profissionais com perfil de liderança positiva capazes de desenvolver atividades relacionadas às Ciências Agrárias, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, tanto no setor público como no privado.

Estarão aptos para interagir na cadeia de produção de alimentos de origem animal e vegetal em arranjos produtivos de bens e serviços adaptados às diferentes realidades e tecnologias aplicadas às demandas regionais, estaduais ou nacional.

Ao final do curso poderão elaborar programas e projetos que possibilitem o desenvolvimento sócio-político-econômico sustentável, utilizando-se de uma abordagem holística e multifocal, respeitando-se os limites da ética e dos recursos humanos, financeiros, genéticos e naturais (renováveis ou não).

As competências principais deste profissional voltar-se-ão para a atuação no âmbito dos processos produtivos agropecuários de altas produções, envolvendo estratégias de irrigação, fertilidade e manejo do solo, controle de pragas e doenças, dentro de uma visão de escopo de negócios.

Mercado de Trabalho

De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a agricultura e o agronegócio contribuíram com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, no ano de 2017. Essa foi a maior participação dos últimos 13 anos.

Esse input trouxe consigo um aumento da ordem de 5% na criação de empregos nos setores de agricultura e produção de carne, caracterizando-se como os únicos a apresentarem taxas de aumento numa economia em transição e de ajustes.

Ainda, a CNA relata que a agricultura foi a principal causa de contribuição para que os índices inflacionários caíssem nesse mesmo ano.

O Brasil vem se transformando numa superpotência mundial na produção agropecuária, sendo referência no mercado produtivo e exportador de diversos produtos. Tornou-se o segundo maior produtor e líder em exportação de soja. Tem o maior rebanho comercial bovino do mundo e é líder na exportação de carne bovina. Lidera também a produção de carne de frango ocupando a segunda colocação mundial.

Culturas agrícolas como o café, laranja e cana de açúcar e seus subprodutos como açúcar refinado, suco de laranja e café “in natura” colocam o país como maior produtor e exportador mundial. É o quarto maior em produção e exportação de carne suína, segundo maior exportador e terceiro maior produtor de milho. A magnitude na produção da cultura da soja nos coloca como quarto maior em produção e segundo em exportação de óleo de soja.

Diante dessas estatísticas e de um cenário otimista, torna-se notável o empoderamento que o setor apresenta dentro da economia nacional. Poderá trazer com ele a necessidade por formação de profissionais das mais diversas competências e habilidades para que se dê continuidade ao processo de crescimento econômico, social e político que o país tanto necessita.

Nosso agronegócio é amplo e conta atualmente com 5 milhões de produtores rurais que se aperfeiçoam em velocidades diferentes, de acordo com o porte de suas áreas para produzirem bens e serviços necessários a uma população que cresce ano após ano, cada vez mais exigente por produtos com alto valor agregado.

Há, portanto, um amplo espaço a ser ocupado para a formação de novos profissionais voltados para as diversas cadeias e arranjos produtivos, espalhados de norte a sul desse país continental chamado Brasil.

Das atribuições da legalidade da profissão do Engenheiro Agrônomo

De acordo com a Resolução nº 1048/2013 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), ficam estabelecidas as áreas de competências e atuação do Eng. Agrônomo, destacando-se algumas, a saber:

I – ensino agrícola em seus diferentes graus, experimentações racionais e científicas referentes à agricultura, e, em geral, quaisquer demonstrações práticas de agricultura em estabelecimentos federais, estaduais e municipais; propagar a difusão de mecânica agrícola, de processos de adubação, de métodos aperfeiçoados de colheita e de beneficiamento dos produtos agrícolas, bem como de métodos de aproveitamento industrial da produção vegetal; estudos econômicos relativos à agricultura e indústrias correlatas; genética agrícola, produção de sementes, melhoramento das plantas cultivadas e fiscalização do comércio de sementes, plantas vivas e partes vivas de plantas; fitopatologia, entomologia e microbiologia agrícolas; aplicação de medidas de defesa e de vigilância sanitária vegetal; química e tecnologia agrícolas; reflorestamento, conservação, defesa, exploração e industrialização de matas; ecologia e meteorologia agrícolas; fiscalização de empresas agrícolas ou de indústrias correlatas; barragens; irrigação e drenagem para fins agrícolas; construções rurais, destinadas a moradias ou fins agrícolas; avaliações e perícias; peritagem e identificação, para desembaraço em repartições fiscais ou para fins judiciais, de instrumentos, utensílios e máquinas agrícolas, sementes, plantas ou partes vivas de plantas, adubos, inseticidas, fungicidas, implementos e acessórios e, bem assim, outros artigos utilizados na agricultura ou na instalação de indústrias rurais e derivadas; trabalhos topográficos e geodésicos;

Duração

5 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Digital

Investimento

presencial

Mensalidades parceladas em 6X a partir de:

R$ 1.264,46*

*Consulte a central de atendimento e confira condições especiais para bolsas e planos.
*Os valores já incluem bolsa.

Investimento

presencial

Mensalidades parceladas em 12X a partir de:

R$ 758,68*

*Consulte a central de atendimento e confira condições especiais para bolsas e planos.
*Os valores já incluem bolsa.