PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC SERÁ DESENVOLVIDO NO HOSPITAL MUNICIPAL DA CIDADE OCIDENTAL – HMCO

Por Victor de Paula

No último dia 05 de setembro, a pesquisadora Deborah Ellen, aluna do 8º semestre do curso de Farmácia e seu orientador, o Prof. Victor de Paula, conversaram com a Diretora do Hospital Municipal da Cidade Ocidental – HMCO, Camila Ferreira Alves, no intuito de oficializar a parceria entre o UNIDESC e o HMCO para a realização do projeto de iniciação científica intitulado: “Controle e uso racional de antibióticos a partir da prescrição e dispensação consciente”.

Para a Doutora Camila Alves, o desenvolvimento do projeto beneficiará a equipe multidisciplinar de saúde do hospital, pois, a partir dos resultados da pesquisa, será possível conscientizar prescritores e dispensadores sobre o uso racional de antibióticos minimizando, assim, a propagação da resistência bacteriana no ambiente hospitalar. O professor Victor salientou que, após a execução deste projeto, almeja-se uma mudança de comportamento da equipe de saúde do hospital, por meio da inscrição da assistência farmacêutica na prática da dispensação e controle de antibióticos e do envolvimento da equipe de profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do HMCO.

Para a aluna pesquisadora Deborah, o desenvolvimento do projeto representa não apenas o coroamento da conclusão do curso de Farmácia tão desejado, mas também, uma oportunidade de contribuição para o desenvolvimento regional e da saúde da Cidade Ocidental – GO.

Na oportunidade, a Diretora do Hospital demonstrou satisfação e gratidão pela parceria entre as Instituições, e comentou sobre seus projetos futuros, como a ampliação da estrutura do hospital, campanhas de conscientização e capacitação da sua equipe de profissionais, com foco na educação continuada, dentre outros, e pediu apoio para a equipe do UNIDESC. O prof. Victor, coordenador do Núcleo de Extensão – NEXT, disse que o HMCO poderá contar com a equipe de alunos e professores da área da saúde para quaisquer projetos sociais, comunitários e de formação continuada dos profissionais do Hospital.

Comentários

comentários