PROJETO DE EXTENSÃO FAEX VAI AO HOSPITAL MUNICIPAL DA CIDADE OCIDENTAL – HMCO

Por Victor de Paula

Na manhã de 05 de outubro, a equipe de professores e alunos do Projeto de Extensão “Prevenção ou automedicação: como vencer as superbactérias” estiveram em uma ação de educação continuada promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Municipal da Cidade Ocidental – HMCO. Estiveram presentes, além  da Diretora do HMCO, Camila Ferreira Alves, a Enfermeira da CCIH Maria de Souza Tavares, parte da equipe multidisciplinar do hospital (serviços gerais, auxiliares de cozinha, estagiários, auxiliares administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos), e a equipe de alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia do UNIDESC integrantes ao projeto.

A proposta da ação pautou-se na necessidade de esclarecer à equipe de profissionais do hospital o atual cenário sobre a multirresistência bacteriana em ambiente hospitalar, as principais estratégias para a racionalização do uso de antibióticos e as principais medidas de prevenção da resistência bacteriana e controle de infecção hospitalar frente ao risco biológico. O evento foi aberto pela Enfermeira Maria Tavares que ressaltou ser essa ação fruto da parceria firmada entre o HMCO e o UNIDESC e disse, ainda, que o objetivo concentrou-se na educação continuada dos profissionais da unidade de saúde, como uma das estratégias de gestão da CCIH.

O prof. Victor de Paula, coordenador do projeto de extensão e o aluno do 6º semestre do curso de Farmácia, Victor Hugo, explanaram sobre os principais mecanismos de ação dos antibióticos, e sobre os mecanismos de resistência e transferência da resistência adquirida por muitas bactérias hospitalares. Durante o evento, discutiu-se ainda a antibioticoterapia indiscriminada e seus reflexos na resistência bacteriana.

A profa. Luciene dos Anjos, responsável pelo estágio supervisionado dos acadêmicos de Enfermagem e a aluna Roseli Lopes, do 4º semestre do mesmo curso, apresentaram os riscos biológicos que acometem os profissionais de saúde no ambiente hospitalar, as principais vias de transmissão e infecções por microorganismos patogênicos e as medidas de precaução padrão utilizadas na assistência em saúde, com foco na higienização das mãos como estratégia de prevenção à resistência bacteriana.

Os profissionais do hospital foram bastante acolhedores e participativos à iniciativa da administração e da CCIH do HMCO. Durante a ação, foi realizada ainda uma ginástica laboral como prática de prevenção aos riscos ergonômicos aos quais os profissionais da saúde estão sujeitos. Por fim, realizou-se o passo a passo do procedimento de higienização das mãos em caráter de demonstração.

A Diretora do HMCO agradeceu a contribuição da equipe do UNIDESC na formação e capacitação de sua equipe, colocando o HMCO à disposição da nossa Instituição para o desenvolvimento de projetos, ações, estágios e pesquisas científicas. Na oportunidade, foi firmada nova parceria para uma grande ação social que acontecerá dia 28/10 na Praça da Lagoa Jacob, em frente ao HMCO, em uma Campanha de prevenção ao câncer de mama do Outubro Rosa.