Orientação Educacional: Um olhar inclusivo

Pós-Graduação lato sensu (Especialização)

APRESENTAÇÃO

A pós-graduação, ora proposta aqui, justifica-se pela necessidade de oferecer recursos teórico-metodológicos e práticos ao futuro profissional de educação no que se refere às contribuições da orientação educacional para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, focando também seu trabalho junto à educação especial. Partindo dessa assertiva, é que se faz mister uma educação que perceba o indivíduo de maneira integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais que podem interferir no processo do desenvolvimento e da aprendizagem humanas, sendo assim é crucial que  esse profissional  trabalhe em parceria com os demais profissionais da escola, bem como com os alunos e a comunidade, fomentando uma prática educativa crítica, criativa, reflexiva, emancipatória e inclusiva.

Público Alvo: Pedagogos, professores licenciados de todas as áreas da Educação, estudantes dos dois últimos semestres de cursos de licenciaturas.

DETALHES

Objetivo Geral

Qualificar o orientador educacional, na perspectiva democrática e inclusiva,  para a efetivação do direito à educação escolar com qualidade social, desenvolvendo habilidades específicas, o aperfeiçoamento das práticas envolvidas na gestão dos processos pedagógicos escolares e na elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político-pedagógico institucional.

Objetivos Específicos

1. Estimular a reflexão sobre o papel e as atribuições da orientação educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ambiente escolar;
  2. Desenvolver práticas de orientação na perspectiva de uma escola democrática, inclusiva e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem;
  3. Desenvolver habilidades e competências na elaboração e implementação de projetos;
  4. Incentivar a formação continuada aos profissionais que atuam em educação;
  5. Favorecer a compreensão do processo de aprendizagem, dos fatores que interferem no sucesso e fracasso do educando;
  6. Aperfeiçoar a qualidade de ensino como prevenção de dificuldades e como melhoria do desempenho dos alunos nas diversas situações de aprendizagem.

GRADE CURRICULAR

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: TEORIA E PRÁTICA 30h
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA 20h
DIDÁTICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 20h
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA APLICADA À ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 30h
CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E CURRÍCULOS 30h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO 30h
GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR, ÉTICA E CIDADANIA 30h
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM 30h
PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ INCLUSIVA 20h
EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS DIFERENTES TIPOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS 20h
METODOLOGIA DA PESQUISA 20h
ELABORAÇÃO DO TCC (MONOGRAFIA / ARTIGO) 30h
Total 360h

COORDENADOR

Profª Ma.  Cirlene Pereira dos Reis Almeida

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília;Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Educação, especialização em Gramática pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB, especialização em Gestão de Sala de Aula em Nível Superior-UNIDESC, especialização em Orientação Educacional e  mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC/RJ.

Valor da mensalidade: R$ 234,00
Egressos ou conveniados (desconto de 10%): R$ 211,00
Boleto: 15 xR$ 234,00 ou R$ 211,00
Cartão: 6 x  R$585,00 ou R$ 527,50

Carga Horária:
Duração: 15 meses

Repense seu futuro

Inscreva-se gratuitamente agora mesmo.