II Feira das profissões Unidesc

Por Christiany Borba e Thiago Rodrigues

A Segunda Feira das Profissões, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de outubro de 2017, no Campus I do Unidesc, teve como objetivo orientar alunos que estão cursando ou que já finalizaram o Ensino Médio na escolha da profissão. A Feira contou com um público de aproximadamente dois mil alunos. Os coordenadores dos cursos, juntamente com os alunos do Unidesc, organizaram e executaram atividades diversas que mostraram aos futuros alunos, na teoria e na prática, como cada profissão funciona: atribuições, campos de atuação, remuneração, entre outros. No evento aconteceram, também, palestras, oficinas, brincadeiras, danças, simulações e várias outras atividades.

Os alunos que visitaram o Unidesc puderam passar por vários estandes, fazer atividades práticas e tirar dúvidas com profissionais de cada área, o que, com certeza, colaborou para ajudá-los na tomada de decisão quanto ao curso que desejam fazer.

Para o professor Carlos Alves, do Colégio Valparaíso, a Feira alcançou seu objetivo “Foi muito bem organizada e constituída por excelentes profissionais, os quais puderam passar, além de informações sobre os cursos, também a experiência que possuem, já que atuam na área há bastante tempo”.

O feedback dos alunos visitantes foi bastante positivo “Esse projeto realizado pelo Unidesc é uma iniciativa muito importante para nós, alunos, que estamos terminando o Ensino Médio. Ainda tínhamos muitas dúvidas sobre qual curso escolher, mas a Feira nos possibilitou abrir um leque de opções e, ainda, esclarecer diversas dúvidas. Agora, sim, podemos escolher com mais clareza e confiança qual curso fazer”, disse Isabella do colégio Valparaíso de GO.

O evento proporcionou uma experiência ímpar aos alunos visitantes “Foi muito esclarecedor para todos, e em especial, aos alunos”, afirmou a professora Magna Pereira, do Colégio Vovó Olivia. Para o aluno Thómas, da mesma escola: “A Feira foi muito legal, esclareceu diversas dúvidas que eu possuía sobre os cursos e também sobre como seria a prática dos profissionais já formados no mercado de trabalho. Graças à Feira estou decidido sobre qual curso fazer”.

Com uma infraestrutura totalmente personalizada e bem planejada, a Feira das Profissões, além de contar com a visita dos alunos das instituições já citadas, contou, também, com a visita dos seguintes colégios: Colégio Militar, Colégio Rio Branco – Objetivo, Colégio Estadual Vasco dos Reis, Colégio Mário de Andrade, Colégio Mendonça de Oliveira, Colégio Tia Ivone, Colégio Padre Reus, Colégio Santo Antônio de Cidade Ocidental, Colégio Valparaíso, Colégio Estadual Professor Antônio Valdir Roriz, Colégio Estadual Valparaízo, Colégio Municipal CEMAS, Colégio Municipal Dona Torinha, Colégio Magma, Colégio Estadual Maria Pereira de Vasconcelos, Colégio Estadual Ocidental – CEO, Colégio Estadual José Carneiro Filho, Colégio Campos do Saber, Colégio CEBAM, Colégio Estadual Epaminondas Roriz.

Álbum completo no link: https://www.facebook.com/pg/unidesc/photos/?tab=albums