I Simpósio de Ciências Farmacêuticas do UNIDESC

Por Thiago Rodrigues e Victor de Paula

O primeiro Simpósio de Ciências Farmacêuticas ocorreu nos dias 06/10 e 10/10, no auditório do Centro Universitário UNIDESC, campus I. O evento foi idealizado pelo coordenador do curso de Farmácia, o prof. MSc. Victor de Paula, em parceria com o Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso, e com o apoio do Núcleo de Extensão – NEXT. O intuito do Simpósio foi promover um amplo debate sobre as áreas de atuação do profissional farmacêutico e expandir o horizonte de possibilidades do acadêmico de Farmácia, de modo a dirimir as principais dúvidas sobre a carreira e orientá-los aos novos caminhos e tendências do mercado de trabalho.

O Simpósio contou com profissionais Farmacêuticos altamente gabaritados em suas áreas de atuação, possibilitando assim, uma troca de experiências e conhecimentos com os alunos. No primeiro dia de evento (06/10), foram apresentadas três palestras. A primeira com o prof. MSc. Agenor de Castro, Farmacêutico-bioquímico, doutorando em Patologia Molecular (UNB) e servidor do Hemocentro de Brasília. A palestra abordou a área de análises clínicas (hematologia), sob a temática: “Triagem sanguínea”. O prof. Agenor apresentou as principais patologias adquiridas a partir das transfusões sanguíneas e demonstrou as atribuições do Farmacêutico diante do diagnóstico laboratorial. A segunda palestra contou com a presença da Dra. Bianca Pazzini, Farmacêutica especialista em estética, sócia proprietária do Espaço Bianca Pazzini – Centro de Estética, que palestrou sobre os “Requisitos técnicos para o exercício da Farmácia Estética”. Foram demonstrados os principais procedimentos estéticos que o farmacêutico pode realizar tais como: peelings, aplicação de toxina botulínica, microagulhamento estético, dentre outros. Foram apresentadas ainda as legislações do Conselho Federal de Farmácia – CFF, essenciais para o exercício da farmácia estética. A terceira e última palestra da noite foi ministrada pelo Dr. Cristiano Dias, Farmacêutico e Agente de Atividades Complementares de Segurança Pública do Laboratório do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal – SPAL/DF. O foco da palestra, pautou-se na perícia criminal sob a temática: “Perícias e Análises Laboratoriais” com destaque para os laudos técnicos e científicos liberados pelos farmacêuticos peritos criminais.

No segundo dia de evento (10/10), foram abordadas e debatidas temáticas nas áreas da Indústria Farmacêutica, Assistência e Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. O evento foi aberto pelo Dr. Allan Ferreira, Farmacêutico, egresso do curso de Farmácia do UNIDESC, especialista em Gestão de Produção e Tecnologia Industrial Farmacêutica, Analista de Qualificação de Equipamentos e Utilidades e Validação de Sistemas Computadorizados da União Química Farmacêutica Nacional S/A. Dr. Allan falou sobre a “Indústria Farmacêutica e suas tecnologias” com ênfase na garantia da qualidade dos produtos farmacêuticos, durante as etapas de processamento e manipulação. A Dra. Consuelo Tormin, Farmacêutica, Gerente de Assistência Farmacêutica e Fiscal de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia/GO, indicada pelo Conselho Regional de Farmácia – CRF/GO, também participou do evento, ministrando uma palestra sobre: “Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde – SUS”. A palestra destacou a atuação do profissional farmacêutico no serviço público, dentre as diversas possibilidades tais como: Assistência Farmacêutica Pré-Hospitalar em Urgência e Emergência; Dispensação de Medicamentos e Serviços Farmacêuticos; Gestão da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS; Vigilância Sanitária, etc, todas essas, áreas de atuação do profissional farmacêutico referendadas pelas legislações do CFF. O terceiro palestrante da noite foi o prof. MSc. Emmanuel Carneiro, Farmacêutico, Coordenador Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, ministrou uma palestra sobre as “Perspectivas da Assistência Farmacêutica no Brasil”, a mesma temática apresentada e debatida por ele no “I Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde” realizado em Goiânia na semana passada.

Com um mercado de trabalho abrangente e diversificado, o profissional farmacêutico necessita estar em constante atualização. “Existem muitas políticas públicas de saúde em discussão e cada vez maiores responsabilidades clínicas e sociais sendo apresentadas para o profissional farmacêutico, que precisam ser debatidas no âmbito prático junto aos alunos de Farmácia. Eventos como esse, fomentam a abertura do espaço para o diálogo acadêmico entre o ensino e a pesquisa, a partir da extensão universitária, com um olhar holístico, focado na formação acadêmica do aluno, sendo esse, portanto, um dos principais objetivos do Simpósio”, comentou o coordenador do curso, prof. Victor de Paula.

Segundo Daniel Sebastião, aluno do 3° semestre de Farmácia, “o Simpósio veio para esclarecer muitas dúvidas e nos mostrar as diversas áreas farmacêuticas que podemos atuar depois de formados. Abre a nossa mente como universitário, mostrando-nos um caminho, uma direção. É uma grande oportunidade que o Centro Universitário está promovendo para nós, alunos. Estou muito contente com isso”, finaliza.

O Simpósio de Ciências Farmacêuticas foi aberto a todos os alunos e egressos do curso de Farmácia. Foi o primeiro grande evento promovido pela coordenação do curso, específico e destinado para o público de Farmácia. Dentre os saldos positivos do evento, surgiram novas parcerias e oportunidades de cursos de extensão na área de estética, sinalizado pela Dra. Bianca; e a possibilidade de parceria com o Laboratório do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF proposta pelo Dr. Cristiano, a fim de ser ampliado o leque de opções de estágios extracurriculares aos alunos de Farmácia. Ao final do evento, foram sorteados brindes e oferecido um coquetel de encerramento.

O prof. Victor de Paula agradeceu ao UNIDESC pelo apoio e parceria, em especial à Reitoria, Pró-Reitorias Acadêmica e Administrativa; à equipe técnica-administrativa; agradeceu ao NEXT e aos professores do curso de Farmácia; à Vigilância Sanitária de Luziânia/GO, na pessoa da Dra. Darcinilce dos Santos; ao Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás – SINFAR/GO na pessoa da Dra. Lorena Baía, ao Conselho Regional de Farmácia – CRF/GO, na pessoa da Dra. Ernestina Rocha e ao Conselho Federal de Farmácia – CFF, representado pelas Conselheiras Federais Dra. Sueza Abadia de Souza Oliveira (GO) e Dra. Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho (DF), por terem apoiado o evento com a disponibilização de brindes e a indicação dos palestrantes.

 

Álbum de fotos completo no link> https://goo.gl/KGSGnv

Comentários

comentários