I Semana das Ciências Jurídicas

Por Christiany Borba e Débora Sampaio

A I Semana das Ciências Jurídicas do Curso de Direito do Unidesc teve início dia 23 de maio às 9h00 no auditório do bloco B. Durante o evento, estão ocorrendo palestras com temas diversificados e interessantes e de importância singular aos alunos, juristas, docentes e à sociedade. O objetivo é discutir e debater assuntos da atualidade, permitindo a reflexão jurídica em questões de interesse da sociedade.

O professor Adilson Santos explicou sobre o Direito ao esquecimento, conceito jurídico no qual o indivíduo teria o direito de anular registros sobre o seu passado. Alogicado Direito ao esquecimento surgiu para defender devedores de bases financeiras após pagarem suas dívidas e da figura da reabilitação criminal onde a pessoa vigrx plus results condenada cumpriu a pena.E agora, a discussão tumultua, dividindo opiniões e interesses entre profissionais do direito. “Proporcionar aos discentes a valiosa contribuição para um debate e com isso perceber os caminhos necessários para uma sustentável evolução não só cientifica, mas principalmente humana”, disse o professor Adilson.

Ainda, de acordo com a o professor, a participação dos alunos é importante, pois a Semana Jurídica torna possível uma abordagem interdisciplinar e abrangente de diversas áreas do saber jurídico e filosófico. O Aluno Anchieta, do 9º período do Direito, afirma o quanto a discussão desse assunto foi boa para o inicio do seu pré-projeto. “Vimos que os assuntos abordados teriam grande repercussão social e abrangeriam outras áreas do conhecimento” disse.

Na mesma noite, aDrª Flavia Cristina Zuza (Juíza de Direito do Fórum de Luziânia), debateu a respeito do tema citado acima, ela deixou registrado o agradecimento ao Unidesc por lhe permitir levar a magistratura ao centro dos debates jurídicos “Na abertura da Semana Jurídica do Unidesc, fui palestrante da noite. Auditório lotado, com todos os presentesmuito interessados no tema: Direito ao Esquecimento. Foi ótimo o encontro com a comunidade acadêmica. Senti-me honrada em representar o Poder Judiciário na companhia da minha colega de comarca Soraya”, finaliza.

Dia 24/05, os alunos do curso ainda terão a presença do Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de defesa nacional de segurança pública, Sr. Vitor Hugo de Araújo Almeida, com o tema: “O poder Legislativo e o assessoramento institucional: enriquecendo o processo legislativo no âmbito federal”.

O encerramentoda I Semana das Ciências Jurídicas será com duas palestras, de manhã, o Auditor Fiscal da Receita Estadual de Goiás, Dr. Antônio Luiz Ramos Silva, com o tema “Tributos Estaduais” e, à noite, a Juíza de Direito do Fórum de Luziânia, Dra. Soraya Fagury, concluirá as atividades com a palestra” O contexto do código de defesa do consumidor no Brasil”.

Álbum de fotos completo no link > https://goo.gl/2q29tt