Farmácia: oportunidades e desafios da profissão

Por Victor de Paula

Quinta-feira (24/05) o curso de Farmácia, a partir dos desafios e oportunidades apresentados diante da profissão, se reuniu para discutir o futuro da profissão e do curso de Farmácia do UNIDESC. O prof. M.e. André Lacerda, Farmacêutico do curso de Farmácia do ICESP e do UNIDESC, conduziu a palestra e apresentou as potencialidades e fragilidades da profissão, com relatos de sua experiência profissional.

Debateram-se temas diversos referentes às áreas de atuação da Farmácia, bem como os campos que têm recebido destaque no mercado de trabalho, como a área cosmética e da indústria de alimentos e medicamentos.

O prof. M.e. Victor de Paula, coordenador do curso, apresentou as mudanças e benfeitoras implementadas ao longo do 1.2017, como a transferência dos laboratórios práticos do Campus II para o Campus I, novos convênios e parcerias firmados para estágios nas áreas de manipulação e análises clínicas e, principalmente, o início da implantação da Farmácia- Escola e da Farmácia Viva do UNIDESC em parceria com o curso de Agronomia.

Após a palestra, os professores André, Victor, Marina, Gabriela, Renata, Luciana e Diego apresentaram as novas instalações dos laboratórios e da Farmácia-Escola aos alunos.

O aluno Valdevan Azevedo do 7° semestre parabenizou a iniciativa da coordenação do curso e afirmou que “Eventos como esses são inspiradores e fazem com que os alunos se sintam mais valorizados, principalmente, por estarem vendo as mudanças acontecendo”. Acrescentou ainda que se alegra em perceber que “a visão do curso está melhorando cada vez mais”.

A respeito da Farmácia escola, a empolgação e satisfação foi coletiva. Os alunos se encantaram com a disposição e infraestrutura da futura Drogaria da Farmácia Escola e já fizeram planos pra o próximo semestre. A aluna Ranah Veloso do 5° semestre, disse que “a Farmácia Escola será um grande diferencial em sua formação profissional”.

Para selar esse histórico momento, todos se reuniram para a foto oficial do curso, que marca o início de um novo tempo e um futuro promissor para o curso de Farmácia do Centro Universitário UNIDESC.