Faculdade Icesp e Unidesc participam do Passeio Ciclístico Maio Amarelo

Por Guilherme Vicente – aluno de jornalismo

Na sexta-feira (12), a Faculdade ICESP e o Centro Universitário Unidesc participaram do 3o Pedal Noturno Maio Amarelo realizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na Estrada Parque Taguatinga (Eptg). No local, foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e ginástica laboral.

O passeio ciclístico faz parte da programação da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema: A minha escolha faz a diferença no trânsito. “Este tema foi escolhido exatamente para mostrar para o condutor, o pedestre e o ciclista, que de fato é muito importante a atitude dele, que ele deve respeitar as regras não porquê elas vão penalizá-lo, mas porque elas vão trazer mais segurança para o ambiente de trânsito que vivemos”, comentou o Coordenador de Campanhas Educativas para o Trânsito do DER, Fábio Vargas. Para ele, o movimento Maio
Amarelo é uma busca pela harmonia e pelo respeito mútuo nas estradas.

A ação deste ano contou com um reforço especial. O Centro Universitário UNIDESC também abraçou a causa e trouxe para a concentração, juntamente com a Faculdade ICESP, diversos serviços de saúde.

Quem esteve no local pôde conferir como estava a pressão arterial, a taxa de glicose no sangue e o mais importante, saber o tipo sanguíneo, o que facilita o socorro médico em caso de acidentes. “A correria do dia a dia faz com que não tenhamos tempo para cuidar da saúde, foi pensando nisso que nós do UNIDESC, em parceria com a Faculdade ICESP, trouxemos os nossos alunos para dar atenção e cuidado à saúde destas pessoas”. Comentou a supervisora de Comunicação, Christiany Borba.

Já a Gestora de Comunicação da Faculdade ICESP, Lindiane Reis, falou da importância da parceria firmada com o DER, “Esta parceria com o DER e o UNIDESC enriqueceu muito os nossos trabalhos porque os alunos da faculdade estão sempre participando e eles fazem o atendimento com o acompanhamento dos professores. E o passeio ciclístico já faz parte do calendário do ICESP, reúne ciclistas do Distrito Federal inteiro, são pessoas que já estão habituadas com a gente e isso é muito proveitoso para todos os lados”

Os ciclistas que participaram do passeio cobraram mais campanhas de conscientização voltadas ao respeito à categoria. Só neste ano, sete óbitos foram registrados na cidade até o momento.

Entre as principais queixas está o desrespeito ao limite de segurança (1,5 metros), que os demais veículos devem manter das bicicletas ao fazer ultrapassagens. “Faltam campanhas de conscientização no DF. Você sente que os carros, os ônibus, principalmente os ônibus, e os caminhões não respeitam a gente”, comentou o atendente Felipe Nunes.

“A gente tem vontade de sair com a família, de poder fazer essa pedalada que vamos fazer hoje, mas no dia a dia não podemos por falta de segurança no trânsito. Com mais campanhas a gente teria uma pedalada bem mais consciente. Acho que é isso que está faltando. É uma divulgação, fazer campanhas como as que estão sendo feitas hoje, espero que isso venha a ser mais constante e que não fique apenas no mês de maio”, ressaltou a comerciante Lindacy Medeiros.

Já para a advogada Siliane Evangelista, que participou pela primeira vez do pedal, o que falta na verdade é respeito, tanto do motorista, motociclista, pedestre e até mesmo do próprio ciclista. “Nós ciclistas, temos que ter a consciência que também temos regras a respeitar no trânsito, se tem um semáforo parado, a gente também tem que parar, não podemos achar que somos preferência no trânsito e que devemos passar”, pontuou.

O passeio saiu do DF Plaza às 20h30 sentido área central de Brasília e retornou à concentração na altura do Jokey Clube. Durante todo o trajeto frases de conscientização eram ditas no carro de som, que acompanhou os ciclistas no percurso. Na chegada, todos puderam se refrescar com uma Coca-Cola gelada e assistir a um show musical, enquanto recarregavam as baterias para voltar pedalando para casa.

Álbum de fotos completo no link > https://goo.gl/uq3XPE