Licenciatura

O Unidesc acredita que o processo de aprendizagem envolve mais do que ensinar. Formação em educação profissional com respeito e credibilidade.

Conforme apontam as Diretrizes Curriculares Nacionais, a formulação de um curso de formação de professores não pode ter como ponto de partida um conjunto de componentes curriculares definidos a priori, mas sim a definição de quais são as competências profissionais - gerais e específicas - que se pretende que o professor em formação construa ao longo de sua trajetória de formação.

As competências profissionais tratam sempre de alguma forma de atuação, só existem "em situação" e, portanto, não podem ser aprendidas apenas pela comunicação de idéias. Para construí-las, as ações mentais não são suficientes - ainda que sejam essenciais. Não basta a um profissional, ter conhecimentos sobre seu trabalho; é fundamental que saiba fazê-lo.

Desse modo, a escolha dos componentes curriculares e atividades terão como critério principal, as competências que se pretende que os alunos construam ao longo do curso, tendo a sua atuação profissional, como horizonte.

Os PPCs das licenciaturas visam a formação de bons profissionais licenciados e justifica-se pela necessidade de uma atuação docente sólida e comprometida, para a atuação com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio como um todo. Compreendemos que para uma efetiva formação docente do futuro Professor é necessário estar pautado em uma conduta formadora baseada em valores como a ética, a criticidade, a cidadania e a solidariedade. Uma vez que entendemos a ciência biológica como o estudo da vida, propomos a formação de profissionais com um perfil humanista, capazes de levar conhecimento a outras pessoas, atendendo as necessidades prementes da sociedade do século XXI.

O Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste entende o Professor como um profissional atuante, consciente de suas responsabilidades no que concerne a sua postura pessoal e profissional em relação à conservação e manejo da biodiversidade, ao meio ambiente, a gestão ambiental, a biotecnologia, a bioprospecção e a biossegurança, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas.

Entre as necessidades da sociedade que podem ser atendidas mediante a atuação do profissional formado nas licenciaturas destaca-se a atuação em pesquisas nas mais diversas áreas de abrangência desse campo científico; bem como o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas que visam o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias e pareceres nos mais variados contextos.

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