CURSO DE FARMÁCIA REALIZA VISITA TÉCNICA À INDÚSTRIA FARMACÊUTICA – UNIÃO QUÍMICA

Por Diego Nunes e Victor de Paula

Na manhã do dia 02 de outubro de 2017, os alunos do sexto e oitavo períodos do curso de Farmácia realizaram uma visita técnica, na União Química Farmacêutica Nacional S/A, localizada no Porto Seco em Brasília-DF. A visita foi supervisionada pelo professor Diego Moraes e pelo Farmacêutico Ricardo Oliveira, que além de colaborador da empresa e encarregado pela produção de semi-sólidos, líquidos e pelo setor de pesagem da indústria, é também a pessoa responsável por guiar e apresentar as dependências físicas da empresa aos alunos. Ricardo Oliveira demonstrou a aplicabilidade das boas práticas de fabricação na indústria dentro da linha de produção, desde a pesagem da matéria-prima até a embalagem final. Além disso, deu ênfase ao rigor sanitário referente ao manejo dos insumos e sobre a função do farmacêutico industrial, apresentando as responsabilidades e compromissos na fabricação de medicamentos industrializados. A unidade de Brasília da União Química Farmacêutica Nacional S/A dedica-se à fabricação de medicamentos humanos não estéreis, com destaque para cremes, pomadas, soluções e suspensões orais.

O professor  Diego, responsável pelo acompanhamento do grupo de alunos, pôde constatar que a formação dos graduandos do curso de Farmácia do UNIDESC está a contento com o preconizado pelo mercado da indústria farmacêutica. A partir das temáticas discutidas em sala de aula, na disciplina de Tecnologia Farmacêutica aliadas à visita, foi possível abordar e compreender melhor os procedimentos técnicos e legais sobre as boas práticas de manipulação de insumos na área industrial.

O prof. Victor de Paula, coordenador do curso de Farmácia, disse que essa visita técnica é uma excelente oportunidade para vivenciar a rotina da indústria farmacêutica, de modo a ampliar a visão profissional do aluno e afirmou, ainda, que atividades desse tipo, enriquecem o currículo, com vistas à formação extracurricular do acadêmico de Farmácia, com foco na extensão universitária. O Coordenador ressaltou também que o curso de Farmácia do UNIDESC está em consonância com as tendências e exigências do mercado de trabalho em relação às diversas áreas de atuação das ciências farmacêuticas.