CPA

Comissão Própria de Avaliação

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIOS CPA

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e é responsável pela implantação, desenvolvimento e acompanhamento de processos de autoavaliação institucional.

O objetivo da autoavaliação institucional é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades, por meio das diversas ações realizadas em toda a comunidade acadêmica. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

A CPA tem como objetivo gerar na instituição o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino, pesquisa, extensão, e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do Centro Universitário, buscando o fortalecimento das relações entre a instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade.

COMO A INSTITUIÇÃO É AVALIADA E QUEM PARTICIPA?

A partir do ano de 2016, a auto avaliação institucional foi reestruturada com a finalidade de atender a política da gestão atual. O processo vigente de avaliação da CPA/UNIDESC contempla três etapas, a saber:

A primeira etapa é a sensibilização da comunidade acadêmica por meio de visitas em salas de aula, reuniões com os líderes de turma; coordenadores, professores e demais colaboradores. A sensibilização constitui um processo contínuo, de modo a desenvolver e consolidar a cultura avaliativa nos diversos segmentos da IES.

A segunda etapa, refere-se especificamente à definição e construção dos instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados, e ao período de coleta propriamente dito. A CPA do UNIDESC opta por questionários, orientados por eixos e temáticas sugeridos pelo SINAES.

Já a terceira e última etapa, trata-se da consolidação e divulgação dos resultados, o que fornecerá insumos para que a IES defina objetivos e metas, possibilitando a elaboração do Plano de Gestão, que norteará as ações no âmbito da IES. Por sua vez, as ações decorrentes dos resultados, geram de modo cíclico e contínuo, uma nova avaliação

A avaliação contempla a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica, sendo: alunos, professores, colaboradores administrativos e a comunidade local, que participa ativamente no UNIDESC.

QUAIS DIMENSÕES SÃO AVALIADAS PELA CPA?

  • Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
  • Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
  • Comunicação com a sociedade.
  • Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
  • Organização e Gestão da instituição.
  • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
  • Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
  • Políticas de atendimento aos estudantes.
  • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Quem representa a CPA no Unidesc?

Coordenadora

  • Carla Queiroz de Paula

Representante Docente

  • Victor Gomes de Paula
  • Izabela Calegário Visentin

Representante Técnico Administrativo

  • Rodrigo Avelino Costa
  • Túlio Ferreira do Nascimento

Representante Discente

  • Izael Pereira de Souza
  • Geizla Viviane Guimarães Leal

Representante da Sociedade Civil

  • Aderaldo Neto Severo Medeiros
  • Ana Cláudia Reis da Silva