Ação Social Novembro Azul

Por Paloma Teixeira

Dia 18 de Novembro de 2017 aconteceu, na Unidade de Saúde Básica da Família, na Cidade Ocidental, um mutirão social. O evento foi direcionado para os cuidados que os homens devem ter quanto à prevenção e conscientização do câncer de próstata. A ação Novembro Azul contou com a presença de clínicos gerais, Urologistas, Cardiologistas e Odontologistas. Durante a ação, houve, além de palestras sobre tabagismo e automedicação, também aferição de pressão, tipagem sanguínea, teste de glicemia, testes rápidos de DST, exame de próstata e prevenção e cuidados da saúde.

O evento foi aberto a toda comunidade e contou com a adesão e apoio de autoridades locais. O professor Diego, um dos participantes do projeto, ressaltou o seguinte “O Novembro Azul é uma ação cujo objetivo é conscientizar os homens a respeito do câncer de próstata, pois é fato que muitos só procuram o hospital em caso de emergência. O câncer é uma doença multifatorial, por isso, homens a partir dos 40 anos precisam fazer o exame para acompanhamento da próstata todos os anos.”

A comunidade também se manifestou positivamente a respeito da ação promovida pelo UNIDESC “Estava precisando de algo assim, fui ao médico há um tempo e ele me solicitou uns exames, porém não consegui fazer na rede pública, e com essa ação aqui na Unidade de Saúde foi possível realizá-los sem nenhum custo. Estou achando ótimo, poderia ter mais vezes.” Foi o que disse o Sr. Joaquin Felisbino de 66 anos.

Completando o roll de depoimentos sobre o mutirão da saúde do homem, o Sr. Evandi Fernandes, de 47 anos, afirmou “Aqui merecia, pois não tinha esse tipo de conscientização, pois nós homens não temos o hábito de cuidar da saúde, eu estou achando excelente!”

 

Álbum completo no link > https://www.facebook.com/pg/unidesc/photos/?tab=album&album_id=1141690525933325

Comentários

comentários